Quem é Charles Leclerc? Conheça a história do piloto

Charles Leclerc
Charles Leclerc – Foto: Divulgação/Internet

Charles Leclerc nasceu no dia 16 de outubro de 1997, em Monte Carlo, no Principado de Mônaco. Leclerc conquistou alguns títulos antes de chegar na F1, como por exemplo, GP3 Series de 2016 e Fórmula 2 no ano de 2017. Atualmente Leclerc corre na Fórmula 1 na equipe da Ferrari.

Como tudo começou

O monegasco entrou para a Fórmula 1 em 2018, mas não foi na Ferrari. Leclerc entrou como piloto da equipe Sauber e se tornou piloto da escuderia italiana em 2019. Mas a trajetória de Charles até chegar ao posto de piloto da Ferrari na Fórmula 1 começou em 2016, mais precisamente em março.

Leclerc foi contratado como um dos pilotos da Academia de Pilotos da Ferrari (Ferrari Driver Academy). Com isso, ele se tornou piloto de desenvolvimento da Hass F1 Team e da Scuderia Ferrari. No mesmo ano em que Leclerc foi campeão do GP3 Series, ele fez a primeira participação em um evento da Fórmula 1, foram testes na primeira sessão de 4 GPs.

Charles Leclerc na Sauber

A passagem de Charles pela equipe Sauber em 2018 foi breve, mas foi a porta de entrada do monegasco na F1. Os carros da equipe utilizavam motores Ferrari e o companheiro de equipe de Leclerc era o sueco Marcus Ericsson.

Charles Leclerc
Charles Leclerc – Foto: Divulgação/Internet

O começo de Leclerc na F1

Em 2017, o monegasco disputou a Fórmula 2, correndo pela equipe italiana Prema Racing e foi campeão da categoria. Após vencer na Fórmula 2, Leclerc provou que já estava pronto para subir para a F1. A estreia de Charles aconteceu no GP da Austrália de 2018, como piloto da Sauber.

Na estreia, o piloto largou em 18º e conseguiu chegar até a 13º posição ao longo da corrida. A primeira vez que o monegasco conseguiu pontuar na F1, foi no GP do Azerbaijão, aonde ele conseguiu terminar a corrida em 6º e ficou na zona de classificação em outras 9 corridas ainda em 2018, terminando a temporada em 13º no mundial de pilotos.

Em setembro do mesmo ano, foi anunciado que Charles seria piloto da Ferrari a partir de 2019. Ele entrou na Scuderia italiana substituindo Kimi Raikkonen e se tornou o novo companheiro de equipe de Sebastian Vettel.

A primeira vitória do monegasco

O GP da Bélgica de 2019 certamente ficou marcado para Charles Leclerc. O circuito de Spa-Francorchamps foi o palco da primeira vitória de Leclerc na F1. Ele largou na pole position e conseguiu se manter à frente de Lewis Hamilton e Valtteri Bottas, ambos da Mercedes.

Logo em seguida, Leclerc conquistou sua segunda vitória, que aconteceu no GP seguinte. A corrida aconteceu na Itália, em Monza e quase tudo se repetiu. Leclerc na pole position e tendo a companhia de Hamilton e Bottas no pódio.

Leia também – GP da França – O que são as listras azuis no circuito de Paul Ricard?

Leia também – GP da França – Charles Leclerc larga na pole

Leia também – GP da França 2022 – Dia ruim para Leclerc e resumo da corrida

Leia também – GP da França 2022 – Mercedes não tem resposta para a diferença de tempos para Leclerc

Charles Leclerc
Charles Leclerc – Foto: Divulgação/Internet

Deixe uma resposta