Mudança de conceito nos carros da Fórmula 1 2022 promete retorno do efeito-solo e design bem diferente das temporadas anteriores
É comum com o passar dos anos a Fórmula 1 realizar mudanças consideráveis de regulamento, visando segurança, sustentabilidade e obviamente a competitividade, afetando não só a dinâmica das corridas, mas também os carros. Seguindo esta linha, a Fórmula 1 2022 terá grandes mudanças, iniciando uma nova geração de carros, com grandes alterações no desenho dos carros com o objetivo de aumentar a quantidade de ultrapassagens nas corridas, aumentando por consequência as disputas na pista e na tabela de classificação.
Rodas maiores, bicos mais longos, aerofólios com novo design são as mudanças mais aparentes para o carro da nova temporada. Mas não para por aí, pois o combustível também será alterado, visando uma maior sustentabilidade.

A mudança mais visível nos carros da Fórmula 1 2022 está na aerodinâmica. Aerofólios totalmente remodelados, cheios de curvas e de asas, tudo para reduzir a turbulência para o carro que vem atrás. Outros itens adicionados para reduzir a turbulência são as calotas nas rodas e protetores sobre as rodas dianteiras, que ajudam a direcionar o ar. Com isso os carros poderão andar mais próximos uns dos outros pois quem se aproxima por trás não perderá velocidade e as ultrapassagens devem se tornar mais frequentes.

Para compensar a perda de pressão aerodinâmica exercida pelos novos aerofólios, a Formula 1 2022 contará com a volta do “efeito-solo” na aerodinâmica dos carros. Trata-se de fazer com que a maior parte do ar que passa em baixo do carro saia por um único ponto na traseira, mais estreito mais alto do que o ponto de entrada.

Outra novidade para a nova temporada está nos pneus que, a pesar se seguirem fornecidos apenas pela Pirelli, passam a ser de 18″. A mudança tem o intuito de reduzir o aquecimento e desgaste, fazendo com que sejam necessárias menos paradas.
O olhar para a sustentabilidade resultou na mudança do combustível. O novo composto, chamado E10, conta com um acréscimo da quantidade de etanol, passando a ser de 10% da mistura, frente aos 5,7% usados até 2021.

Alguns elementos foram alterados pensando na segurança dos carros da Fórmula 1 2022. Os chassis são mais robustos e possuem a capacidade de absorver 48% a mais de impacto frontal e 15% a mais de impacto na traseira. Já o nariz do carro ficou mais largo e comprido para ajudar a dissipar a energia ao colidir. Os pneus maiores também tem a função de aumentar a aderência com o solo e permitir um maior controle, além de frenagens mais eficientes. As unidade de potência foram projetadas para se separar do carro em um acidente mais forte junto com a célula de combustível, que recebeu uma maior proteção para evitar explosões ou incêndios.

Ainda falando sobre as unidades de potência, elas tiveram mantidas suas mesmas especificações híbridas com motores 1.6L V6 Turbo e devem permanecer pelo menos até 2025 quando a Formula 1 planeja realizar novas mudanças. Essas novas mudanças passam inclusive pela entrada de novos fornecedores de unidades de potência como a Volkswagen e a Audi que, a pesar de serem do mesmo grupo, estão planejando entrarem como marcas distintas fornecendo as unidades ou até mesmo como novas equipes no grid a partir da temporada 2026.

Com todas essas mudanças nos carros da Fórmula 1 2022 temos grandes chances de termos uma temporada mais competitiva, não apenas pelas alterações que visam isso, mas pela quantidade delas, o que dá um número muito maior de elementos para cada equipe e piloto se adaptarem ao novo conceito.
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